Quando sentimos a nossa pele desconfortável, esticada com prurido ou até escamada a tendência é simplificar o diagnóstico: temos a pele seca e estamos decididas a tratá-la como tal. No entanto, sabia que existe uma grande diferença entre pele seca e pele desidratada? A pele desidratada é mais frequente e trata-se de um fenómeno temporário.
Não devemos confundir pele desidratada com pele seca
A pele seca é um tipo de pele, uma característica genética que não pode ser alterada. Certamente, podemos melhorar o conforto de nossa epiderme, mas não conseguimos alterar a qualidade dos lipídios epidérmicos produzidos pela nossa pele.
Já a desidratação é uma condição temporária: uma condição da pele ligada à influência de fatores externos, como frio, sol, stress ou uma rotina de cuidados da pele demasiado agressiva.
Pele esfomeada ou com sede?
A pele seca é um tipo de pele com falta de oleosidade. Pele desidratada é aquela que não tem água. Para estar no seu melhor, a pele precisa do equilíbrio certo entre água e oleosidade. Mas tudo se complica quando fazemos o diagnóstico: Como saber se a nossa pele está a pedir um copo cheio de água ou uma pipeta generosa de óleo?
A Pele Seca
É uma pele que produz sebo insuficiente. Temos uma barreira protectora (o famoso filme hidrolipídico), que, quando alterada ou mesmo inexistente na pele seca, também leva à perda de água. Como resultado, pode ter a pele seca que também sofre de desidratação! A pele seca, para se defender, pode também ter tendência a ficar mais espessa, trata-se de um fenómeno natural para compensar a perda deste escudo natural que se encontra danificado.
Eu tenho pele seca se:
- Desde criança, sempre reclamei que sinto a minha pele “esticada”
- Os meus poros são quase invisíveis
- A tez da minha pele costuma ficar opaca
- A pele é fina, áspera e sem maciez em todo o rosto
- Receio o inverno porque é frequente ter crostas e/ou escamação
Pele desidratada
É pele com sede! No entanto, muitas vezes, a pele desidratada está intimamente ligada à pele seca porque o seu escudo protetor também foi alterado devido a factores externos (ar condicionado, álcool ou tabaco, stress, poluição ou até mesmo toma de medicamentos …) resultando na perda de água
Tenho a pele desidratada se:
- Tenho a pele desconfortável, mas apenas em certas áreas (geralmente as bochechas) e o resto do meu rosto tende a brilhar, especialmente a zona T
- Os meus poros estão dilatados em alguns locais
- A minha pele fica esticada após a limpeza ou sempre que estou fora de casa