Rugas nasolabiais - Porque aparecem e como combatê-las?
As rugas ao redor dos lábios podem mudar a nossa expressão facial natural e torná-la mais infeliz ou triste.
As primeiras rugas ao redor da boca surgem entre os 30 e os 40 anos.
Elas são uma consequência natural das várias expressões faciais do dia a dia e surgem mais rapidamente em pessoas expressivas. Quando a pele perde a sua capacidade de sintetizar o colagénio e a elastina, devido a idade, a elasticidade diminui e torna cada vez mais difícil voltarmos ao estado natural devido as expressões diárias que se realizam.
Por esse motivo, as rugas tornam-se permanentes nos nossos rostos com o tempo.
Curiosamente, esses tipos de rugas também podem ser causadas por vários hábitos, por exemplo, beber continuamente com uma palhinha, fumar e até mesmo mastigar diariamente uma chiclete durante muito tempo.
Ao realizar esses hábitos com frequência, acaba-se por posicionar os nossos lábios de uma determinada maneira, o que também acentua as depressões na pele.
Podemos distinguir três tipos principais de rugas que aparecem ao redor da boca:
- As linhas de riso têm a forma de longos buracos que se estendem da linha do nariz aos cantos da boca. Como o nome sugere, eles são formados principalmente pelo sorriso, ou seja, como resultado do trabalho dos músculos que levantam os cantos da boca;
- O código de barras, ou linhas de fumante, são linhas radiais verticais ao redor da boca. Eles surgem quando colocamos muitas vezes os lábios na boca, os apertamos num cigarro ou palhinha;
- linhas de marionete, também chamadas de rugas de tristeza, são depressões verticais que se estendem dos cantos da boca ao queixo, lembrando a moldura dos lábios de bonecos de teatro de madeira em cordas. Ao contrário da crença popular, não são causadas apenas pelas expressões faciais, mas principalmente pela perda gradual da tensão da pele nas bochechas e pela flacidez devido à gravidade. Algumas pessoas têm maior predisposição genética (algumas formas de rosto favorecem sua formação)
Rugas nasais do sorriso - como evitá-las?
É impossível manter nosso rosto estático com o tempo e controlar os nossos reflexos. Em vez de evitar sorrir, você pode prevenir as rugas mímicas:
- Usando o creme apropriado com filtro UV para o dia a dia – a pele ao redor da boca é muito delicada e sensível aos efeitos do sol, que acelera o envelhecimento e a formação de rugas;
- Realizando massagens diárias e exercícios de Yoga facial – desta forma, vamos melhorar a circulação sanguínea da pele e a absorção dos nutrientes dos cremes. Amassar e aquecer a pele ao redor da boca com a ponta dos dedos também melhorará sua elasticidade.
- Enriquecer a dieta – a biotina (vitamina B7) e o retinol (vitamina A) ajudam a manter a pele saudável, a vitamina E ajuda a proteger as células contra o stress oxidativo e a vitamina C auxilia na produção de colagénio a fim de garantir o bom estado da pele. Além disso, ajuda a proteger as células contra o stress oxidativo.