Bruxismo o que é? Como aliviar com exercícios simples de Yoga Facial
O bruxismo pode ser definido como uma acção inconsciente ou involuntária de ranger os dentes, normalmente durante o sono causando um atrito e desgaste precoce dos dentes. Normalmente está associada a stress, angústia ou ansiedade, estando assim, a sua origem associada a causas psicológicas. As pessoas que sofrem de bruxismo acordam frequentemente com dores na mandíbula. Também é muito comum ter dor de cabeça ou até dor cervical associada ao bruximo.
Exercícios de Yoga Facial para aliviar os sintomas associados ao Bruxismo
COMECE COM A TESTA
- Com a ponta dos dedos, esfregue a testa de baixo para cima e massageie as têmporas.
- Alise as sobrancelhas duas ou três vezes de dentro para fora e desça suavemente pelas laterais do nariz e abaixo dos olhos.
- Repita este movimento várias vezes.
CONTINUE COM OS OLHOS
- Dobre os polegares e coloque a articulação dos polegares no início do nariz (na parte interna do olho). Pressione um pouco sobre esses pontos (sem pressionar os olhos).
- Abaixe as articulações pelo nariz antes de correr ao longo da borda inferior do osso malar (o osso que forma parte da órbita ocular e é também conhecido como o “osso da bochecha” . Esse movimento massageia o músculo pterigóide (o músculo que eleva a mandíbula) e o músculo masseter (o principal músculo da mastigação).
Ambos estes músculos, pterigóide e o masséter são responsáveis pelo fecho da mandíbula. Os exercícios acima ajudam a relaxar e minimizar as dores associadas ao bruxismo.
PROSSIGA COM AS BOCHECHAS
- Traga seus dedos até as têmporas e passe ao redor da orelha. Esse gesto deve ser repetido várias vezes porque os músculos temporais estão ligados aos maxilares e também precisam estar relaxados para relaxar a mandíbula.
TERMINE COM A MANDÍBULA
Para relaxar a mandíbula, é importante massagear também o músculo sob o queixo (denominado plastima). Massageie-o pressionando firmemente sob a mandíbula com os polegares.
Pratique esta automassagem quando estiver stressado e sentir que sua mandíbula está totalmente contraída. Se o problema for recorrente, estes exercícios também podem ser praticados à noite, antes de ir dormir
Nunca subestime a importância do simples acto de sorrir !
Por último, termino com uma citação traduzida do artigo abaixo que recomendo consultar (inglês):
“…Nunca subestime a importância do simples acto de sorrir. A terapia do sorriso é uma abordagem terapêutica natural para reequilibrar as nossas emoções de modo a reduzir a ansiedade e o stress, que podem ter muitas consequências negativas, incluindo dores de cabeça, o range e cerrar dos dentes. É baseado em pesquisas que mostram que, quando sorrimos, o nosso cérebro recebe um sinal de que estamos felizes, bombeando endorfinas no nosso corpo. As endorfinas reduzem a dor, melhoram o nosso sistema imunológico e fazem-nos sentir e ter uma aparência melhor. Apenas lembrar de sorrir pode fazer maravilhas no alívio do stress na boca e no nosso corpo…”
Adaptado de: Dana G. Colson D.D.S, MBA (2020) Dana G. Colson and Assoc. Wellness Based Dentistry, Yonge Street Toronto, Ontario, Canada. Curr Adv in Dental Sci 01(01): 1–5.